HThe
Hm

Notícias na Florêncio de Abreu

Listando: 1111 à 1115 de 1367
Obituário: Google Wave (2009-2010) tentou reinventar o e-mail

O Google Wave, ferramenta de comunicação e edição colaborativa que nasceu no ano passado com a promessa de revolucionar a internet, dará o último suspiro em 31 de dezembro. Sem a adesão esperada, será desativado.

Na época de sua criação, quando o e-mail completava 40 anos, imaginou-se o seguinte: "E se o correio eletrônico surgisse agora, como seria?" A resposta foi o Wave.

Numa só plataforma, foram agrupadas as funções de e-mail, bate-papo e compartilhamento de documentos, aptos a serem editados coletivamente em tempo real.

Houve furor quando anunciado. No começo, só acessava o serviço quem tivesse convite. Alguns deles chegaram a ser ofertados no eBay.

Aos usuários, porém, o Wave pareceu complicado e sem uso prático no dia a dia. Segundo o Google, a ferramenta nunca foi lançada comercialmente, sempre esteve em fase de testes e era voltada aos desenvolvedores.

Como a onda não pegou, sua morte foi anunciada em agosto. Suas funções serão incorporadas a outros produtos do Google, e a Fundação Apache já prometeu continuar a desenvolvê-lo.

Enquanto isso, o e-mail, quarentão, segue firme e forte.

ESTÊVÃO BERTONI é obituarista da Folha

O Google Wave foi eleito um dos fracassos do ano na eleição de destaques de 2010 promovida por Tec. Leia aqui
a lista completa de vencedores e os votos dos jurados.

(Fonte: ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO ) - 26/12/2010
Twitter ainda é indispensável, mas não consegue se renovar

O Twitter continuou indispensável em 2010, mas tem mostrado dificuldades em se renovar. Como prova de sua relevância, a Biblioteca do Congresso (EUA) anunciou que passaria a guardar todas as mensagens mundiais do microblog.

Bom, mas o Twitter também foi marcado neste ano por uma renovação visual decepcionante e ainda não apresentou um modelo de negócios convincente.

No momento em que redes como o Formspring se consolidam e concorrentes diretos do microblog mostram as garras, como o Tumblr, seu desempenho parece frustrante.

Ainda assim, continua obrigatório, inclusive no Brasil. Nas eleições, candidatos foram obrigados a utilizar a ferramenta. Pela primeira vez, a Justiça determinou direito de resposta na rede social em função de tuíte considerado ofensivo.

O Twitter é vital para políticos, empresas, profissionais e celebridades, que continuam a liderar seu uso no Brasil (os 15 líderes já passaram do milhão de seguidores).

Na Copa do Mundo, jogadores "furaram" jornalistas no Twitter e uma aula de utilização criativa foi dada pelo jornal "The Guardian".

O crescimento continua forte. O Twitter já angariou mais de 100 milhões de usuários no mundo. O Brasil é o segundo país com maior utilização proporcional da rede. Segundo pesquisa da comScore, 20% dos internautas brasileiros usam a rede (excluindo-se LAN houses). E a América Latina é a região em que o Twitter mais cresce: 305% em um ano.

MARCOS STRECKER é editor de mídias sociais da Folha

O Twitter ficou em segundo lugar na categoria rede social e foi um dos vencedores de software/serviço on-line na eleição de destaques de 2010 promovida por Tec. Leia aqui a lista completa de vencedores e os votos dos jurados.

(Fonte: MARCOS STRECKER DE SÃO PAULO ) - 26/12/2010
Confira cuidados para fazer compras natalinas pela internet

Livros, gadgets, cosméticos ou eletrodomésticos devem responder pelo maior volume de compras on-line neste Natal, segundo previsões da consultoria e-Bit.

As projeções da companhia indicam ainda que o volume do comércio nesta época cresça 40% em relação a dezembro do ano passado --algo que totaliza a cifra de R$ 2,2 bilhões, contra R$ 1,6 bilhão do Natal de 2009.

Trata-se do maior faturamento em compras natalinas pela rede até então, de acordo com o diretor da e-Bit, Pedro Guasti.

A consultoria informou ainda que o crescimento anual das compras on-line no Brasil deve ficar em 40% na comparação entre este e o último ano.

Dados do Ibope Nielsen indicam que 20% dos internautas já fizeram algum tipo de aquisição por meio do computador --e a estimativa da e-Bit indica que 23 milhões de pessoas o farão até o fim de 2010 (o que representa mais da metade da população de internautas ativos no país, segundo dados do Ibope).

"O maior movimento deve ocorrer até segunda da próxima semana, entre os dias 15 e 18", disse Guasti à Folha.

O consumidor deve ter alguns cuidados na hora em que for comprar pela internet, contudo.

São três premissas fundamentais, segundo a e-Bit, que devem ser levadas em consideração antes de efetuar qualquer tipo de transação comercial: fazer a aquisição em uma loja confiável, já conhecida pelo consumidor, que tenha política de troca e devolução satisfatórias e pagamento por cartão de crédito ou outro meio seguro na internet.

(Fonte: MARINA LANG DE SÃO PAULO ) - 18/12/2010
"Vilões" do comércio virtual podem prejudicar suas compras

Os internautas experientes devem conhecer bem o roteiro para comprar com tranquilidade. Mas, além das dicas básicas, como usar sites seguros, comparar preços e verificar prazo de entrega, há o cuidado com um "vilão" relativamente novo: o Chrome.

No site Reclame Aqui ( reclameaqui.com.br
), destinado a resoluções de queixas de compras on-line, o navegador do Google tem gerado reações negativas por armazenar logins e senhas.

"Algumas pessoas usam o Chrome na LAN house, não deslogam, e aí o login fica registrado. Aí vem outro usuário, abre o browser, e ele pode usar aquela conta de forma indevida. Nunca deixe de dar logoff em qualquer site", explica o diretor do Reclame Aqui, Maurício Vargas.

A dica da assistente de direção do Procon-SP, Valéria Cunha, é usar computadores em um ambiente privado e não compartilhado. "Aconselho até evitar o uso de Wi-Fi, que propicia a captação de dados", sugere.

No entanto, a maior queixa no Natal continua sendo o atraso na entrega. O "remédio" mais recomendado continua sendo antecipar a compra ao máximo.

Segundo Vargas, 2010 foi o primeiro ano em que os portais de compras superaram as telefônicas em número de queixas no Reclame Aqui. "Todas as grandes lojas atrasam, pois contam com o mesmo fornecedor, as mesmas empresas de distribuição e os Correios", afirma.

Mesmo assim, os grandes sites ainda são os mais indicados devido à estrutura maior de entrega. Para lojas virtuais menores --que também lançam boas ofertas e são vistas em comparadores de preços como o Buscapé ( www.buscape.com.br
) e o Shopping UOL ( shopping.uol.com.br
)-- o cuidado deve ser redobrado.

Desconfie das ofertas muito abaixo do mercado, ou que dão descontos grandes em compras à vista. "São recorrentes os casos em que a loja some e a pessoa física responsável não é mais localizada", adverte Valéria.





Rede anti-Facebook distribui convites

Na corrida para ver quem consegue destronar o Facebook de sua liderança de rede social com 500 milhões de usuários, uma iniciativa vem sendo acompanhada de perto na internet.

Mas não muito de perto, já que o Diaspora ainda está fechado, em fase de testes, funcionando apenas para convidados. Os convites começaram a ser distribuídos no último dia 23 e até agora há somente mil usuários.

"Tudo está indo muito bem", disse à Folha o estudante Yosem Eduardo Companys, que vem atuando como porta-voz do grupo de jovens hackers que resolveram construir o site como uma alternativa à falta de privacidade do Facebook.

"Temos centenas de pessoas na lista de espera para receber convites. Não temos ainda uma data oficial de lançamento, mas não será antes de 2011."

Companys afirmou que muitos desenvolvedores estão ajudando a testar a rede por meio de um grupo de discussão no Google chamado Diaspora-Dev. E também há outro grupo para usuários e fãs discutirem suas propostas em Diaspora-Discuss.

Para criar o Diaspora, quatro estudantes da Universidade de Nova York abriram uma conta em um site de arrecadação de dinheiro para projetos. O objetivo era levantar US$ 10 mil, mas, ao final de pouco mais de um mês, eles conseguiram US$ 200 mil de 6.479 doações.

A rede terá aplicativos como Facebook e Twitter, assim como bate-papo, compartilhamento de fotos e dados, mas eles prometem ainda mais novidades, uma vez que o Diaspora é um produto de código aberto.

Curiosamente, o próprio fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou em entrevista ao site da revista "Wired", em maio, que havia doado dinheiro ao projeto Diaspora, já que gostava do jeito como os garotos queriam mudar o mundo.

Sobre a disputa que o Facebook tem com o Google, já que o primeiro não permite que o usuário passe seus dados para o Gmail, o porta-voz disse que "acreditamos que as pessoas devem ter o direito de poder levar seus dados para onde quiserem, por qualquer aplicativo de internet que o usuário queira".



(Fonte: FERNANDA EZABELLA DE LOS ANGELES ) - 12/12/2010
Listando: 1115 de 1367

Anuncie

Sobre o Portal da Florêncio de Abreu

O Portal da Florêncio de Abreu foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Florêncio de Abreu no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de ferramentas e ferragens.